segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Resenha Literária: Prince of Thorns - Mark Lawrence


Tem início a Trilogia dos Espinhos: Ainda criança, o príncipe Honório Jorg Ancrath testemunhou o brutal assassinato da Rainha mãe e de o seu irmão caçula, William. Jorg não conseguiu defender sua família, nem tampouco fugir do horror. Jogado à sorte num arbusto de roseira-brava, ele permaneceu imobilizado pelos espinhos que rasgavam profundamente sua pele, e sua alma. O príncipe dos espinhos se vê, então, obrigado a amadurecer para saciar o seu desejo de vingança e poder. Vagando pelas estradas do Império Destruído, Jorg Ancrath lidera uma irmandade de assassinos, e sua única intenção é vencer o jogo. O jogo que os espinhos lhe ensinaram. 

Bom gente, primeiramente... Meus parabéns para a DarkSide, simplesmente fizeram um livro LINDO! Totalmente a cara da história e do protagonista... Comprar ele novo é meio salgadinho (cerca de 50 reais para um livro com 360 páginas), mas gente, vale muito a pena! Ele é capa dura, cheio de detalhes, enfim... Uma edição LINDA! Com certeza o livro mais bonito da minha coleção!

Minha opinião:
O livro foge completamente do óbvio, o que me agrada muito. Odeio histórias clichês!
E essa não tem nada de clichê.
O príncipe Honório Jorg Ancrath vê, quando ainda criança, o assassinato da sua mãe e do seu irmão. Enquanto assistia, estava preso num arbusto de roseira-brava, sem conseguir mover-se. Os espinhos perfuravam sua pele e, mais profundamente ainda, sua alma. Ele não imaginava que conseguiria sair vivo dessa, e sai. Sai vivo e sedento por vingança.



O livro é incrivelmente diferente porque, ao contrário da maioria dos protagonistas que passam por milhares de dificuldades e continuam bons, Jorg é sombrio, não é bondoso, não é gentil, não tem vergonha dos seus atos, muito pelo contrário. Ele é frio e calculista, um anti-herói que não pensa duas vezes antes de passar a espada no pescoço de alguém, desde que isso o favoreça. A história é narrada por ele mesmo, então podemos ver toda a maldade que emana do príncipe, que possui apenas 14 anos. Pouquíssimas vezes é possível ver Jorg agir com o resto da humanidade que lhe resta.
Algumas vezes você ama o príncipe, outras odeia. Eu passei por diversos sentimentos em relação a ele. Antes de ler o livro, tem que estar ciente de que Jorg não tem limites! 

A escrita é um tanto quanto confusa e pesada. Mark Lawrence não faz uma escrita muito detalhista, e eu achei que faltaram detalhes. As vezes tinha que voltar o parágrafo para tentar imaginar a cena que ele descrevia muito brevemente. Não que eu goste de descrições tão detalhadas como as do Martin de As Crônicas de Gelo e Fogo, mas Lawrence é muito breve. Como falei, a escrita é pesada (pelo menos pra mim), e não conseguia ler muito dele, demorei um tempo para conseguir digerir o livro e terminá-lo. Mas vale muito a pena!
A narração oscila entre presente e passado, e pode confundir um pouco. Mas essa "viagem no tempo" é essencial para compreender a história e o temperamento de Jorg.




Uma coisa que amei no livro foi a presença de pequenas citações antes de alguns capítulos (a maioria)... Adorei elas!

Enfim gente, pra quem busca um livro fora do comum, e gosta de histórias mais sombrias, com certa violência, esse livro é pra você! Já quem prefere uma leitura mais leve e tranquila, não é tão interessante. 
Eu gosto dos dois tipos, acho que é importante variar um pouquinho... Com certeza Prince Of Thorns é um livro muito diferente de todos os outros que já li! Foge do óbvio da maioria das histórias... Fora que o livro é lindimaaaaaais!
Já estou namorando King of Thorns, logo compro *_*

~ Eu disse que ao chegar aos quinze seria rei. E sou. ~ (pág. 354)

Espero que tenham gostado, um beijão!

2 comentários:

  1. Esse livro parece ser bem legal,comecei a ler e não parei mais rs
    gostei do seu blog,visite o meu.
    Beijos...
    http://tudopresentenavida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. aiinw amei a resenha
    quero ler o livro agora
    beijos blogdaxavier.blogspot.com.br

    ResponderExcluir