segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Resenha Literária - Sombra e Ossos


Alina Starkov nunca esperou muito da vida. Orfã de guerra, ela tem uma única certeza: o apoio do seu melhor amigo Maly, e sua inconveniente paixão por ele. Cartógrafa de seu regime militar, em uma das expedições que precisa fazer à Dobra das Sombras - uma faixa anômala de escuridão repleta dos temíveis predadores volcras - Alina vê Maly ser atacado pelos monstros e ficar brutalmente ferido. Seu instinto a leva a protegê-lo, quando inesperadamente ela vê revelado um poder latente que nunca suspeitou ter.
A partir disso, é arrancada do seu mundo conhecido e levada da corte real para ser treinada como um dos Grishas, a elite mágica liderada pelo misterioso Darkling. Com o extraordinário poder de Alina em seu arsenal, ele acredita que poderá finalmente destruir a Dobra das Sombras.
Agora, ela terá que dominar e aprimorar seu dom especial e de algum modo adaptar-se a sua nova vida sem Maly. Mas nesse extravagante mundo nada é o que parece. As sombrias ameaças ao reino crescem cada vez mais, assim como a atração de Alina pelo Darkling, e ela acabará descobrindo um segredo que poderá dividir seu coração - e seu mundo - em dois. E isso pode determinar sua ruína ou seu triunfo. 


Eu simplesmente AMEI esse livro com todo o meu coração! 
O mundo criado pela Leigh Bardugo e a forma como ela descreveu o pra os leitores é simplesmente incrível! A leitura é super fácil, detalhada, tudo muito bem explicado, porém nada cansativa. O universo de Ravka é inspirado na Rússia e super inovador, além de cheio de magia! 
O livro é narrado em primeira pessoa e podemos enxergar a história atráves do ponto de vista da Alina Starkov, uma orfã magricelinha e sarcástica que não tem nada na vida. Ela é uma protagonista super envolvente, é impossível não imaginarmos todas as coisas incríveis que acontecem com ela através da descrição dada por Leigh pelos olhos da Alina. A imaginação vai a mil!


Ravka é dividida em duas partes pela Dobra das Sombras, também chamada de Não-Mar, uma faixa do país imerso em escuridão, onde habitam criaturas monstruosas e impiedosas. A travessia só é possível com auxílio dos Grishas, soldados do segundo exército dotados de magia, que são capazes de controlar elementos naturais. A população Grisha é dividida em categorias de acordo com os poderes que possuem (o que é INCRÍVEL, simplesmente adorei!) e liderados pelo Darkling (*suspira*). Toda essa nomenclatura diferente confunde um pouco no início, mas logo pegamos o jeito e entendemos melhor. De qualquer forma, o livro tem um guia das categorias dos Grishas que dá pra consultar sempre que surgirem dúvidas!


Alina, nossa protagonista, vê sua vida mudar na sua primeira travessia pela Dobra das Sombras. Claro, lógico, óbvio que nada acontece bem durante esse evento, e aí Alina surpreende a todos, inclusive ela mesma, com o que ela é capaz de fazer.
A partir daí a narrativa se desenrola suuuper fluida e rica em detalhes. Alina começa a viver a maior mudança da sua vida, repleta de aventura, descobertas, romance... SIM, temos romance, mas não é nada grandioso, nem o foco principal da história. Muito ao contrário, é natural, envolvente. Além disso, é completamente surpreendente o que acontece, foge do padrão!
O livro te manipula o tempo todo, os detalhes reveladores são tão sutis que passam despercebidos e o livro te engana direitinho!

Não quero revelar muito da história porque imploro, de joelhos, pra que vocês corram ler esse livro! É simplesmente excelente, a edição da Guttenberg está simplesmente LINDA e o conteúdo é maravilhoso... 
Já tenho em mãos Sol e Tormenta e estou muito ansiosa para começar! Logo trago a resenha dele pra vocês :)

CORRAM LER A TRILOGIA GRISHA, AGORAAAA!

Espero que tenham gostado, um beijão!

Um comentário:

  1. Huuuum!!!Fiquei bem curiosa, gosto de livros assim que me surpreendam e me enganem,kkkk, fica mais emocionante.Ainda não conhecia o livro, vou dar uma pesquisada aqui, quem sabe não consigo comprar esse ano ainda?As black friday,s estão chegando final do ano.
    Amei sua resenha, gostei, fiquei conhecendo mais um livro que promete me trazer uma boa leitura.

    bjs

    ResponderExcluir